.

.

.

.

25 de maio de 2011

SOUSA NETO: 24 anos de atuação jornalística em Chapadinha.

ChapadinhaSite.com

RAIMUNDO NONATO GOMES DE SOUSA NETO este é o verdadeiro nome do nosso pioneiro prestador de notícias em Chapadinha-Ma, administrador do blog: www.chapadinhasite.com . Embora não tenha faculdade de Jornalismo, SOUSA NETO,como é conhecido, é um exemplo de DEDICAÇÃO no meio jornalístico de nossa cidade.

Sempre fui fascinado pela notícia e como observador eu admirava as publicações impressas desse humilde jornalista nato. Logo veio a explosão da internet e comecei a visualizar um blog que me chamava muito atenção até mesmo pelo nome: <www.blogkgueta.blogspot.com>, administrado por SOUSA NETO.

Hoje administro este blog, graças ajuda e a referência inicial deste incansável nobre amigo SOUSA, que nunca mediu esforços para trazer notícias aos Chapadinhenses, sempre atualizando e interagindo com os avanços nos meios de comunicação.

Sempre tive curiosidade de saber a trajetória deste ilustre amigo, que sem dúvida teve desde sua tenra idade escolar referências para iniciar seu trabalho de Jornalismo. Fiz algumas perguntas ao SOUSA NETO por email ao qual obtive respostas. Veja abaixo esta entrevista.

  QUANDO VOCÊ INICIOU SUA CARREIRA DE JORNALISMO ?

   Comecei a escrever ainda na escola, quando estudava a 7ª Série (ano de 1987), no CE Dr. Otávio Vieira Passos (Bandeirante). Agradeço de coração a minha "madrinha", Profª Jesus Lima (hoje Secretária Municipal de Administração), pelo incentivo. Tudo começou meio pelo acaso: A Profª Jesus era minha professora de Língua Portuguesa, e nos pediu (alunos) que trouxessem a biografia de um artista importante. Nesse intervalo de tempo (até levar o trabalho para entrega), eis que eu estava assistindo o Jornal Nacional (TV Globo) e o Cid Moreira anunciou a notícia do falecimento do grande poeta Carlos Drummond de Andrade. Com aquilo "acendeu uma luzinha acima da minha cabeça", e de imediato veio a idéia de criar um "jornalzinho". E assim fiz. Tanto a professora Jesus quanto os colegas de classe, ficaram todos admirados da minha proeza. Com isso, passei a fazer um "jornalzinho" semanal na escola.

  QUE TIPO DE MATÉRIAS VOCÊ ABORDAVA NESSE JORNAL ESCOLAR ?

 Toda segunda-feira tinha o "jornalzinho", falando da aula de educação física e algumas "fofoquinhas" dos "casais" que iam se "formando" no período escolar. Lembro que a Profª Leurí Fonteles (hoje casada com o bioquímico Dr. Alfeu Mesquita), virou até colunista na época do "jornalzinho". Ela assinava uma Coluna de Moda, onde ela desenhava alguns 'modelitos". Agradeço imensamente algumas pessoas que me incentivaram a dar continuidade a esse trabalho como Profª Graça Marinho, Dra. Marilda Lopes (Bioquimica), Jorge Carvalho (INSS), Profº Josué Clemente (Cetecma), Dr. Alexandro Marinho (Bioquímico), Petrônio Lôbo (Contador), dentre outros.

  QUANDO DE FATO VOCÊ INGRESSOU OFICIALMENTE COMO IDEALIZADOR DE NOTÍCIAS ?

  A partir de 1989, comecei a escrever jornais impresso (em papel). Idealizei e mantinha a maioria deles, sendo criador, repórter, fotografo e vendedor, isso mesmo, sempre foi assim: trabalhando da confecção à venda dos jornais. Nesta parte agradeço o apoio do grande amigo Nonato Brito, proprietário da Gráfica Editora Escolar, de Chapadinha. Ele foi um grande incentivador do meu trabalho!
Entre os anos de 1994 e 1995, fui colunista do extinto Jornal de Hoje (de São Luís). Eu e Celso Lopes, tínhamos uma coluna semanal no jornal impresso. Nossa coluna circulava aos sábados. Nesta parte, agradeço ao amigo Celso Lopes, por ter me convidado para trabalhar com ele. Na época, nossa Coluna era um sucesso: nossos leitores ficavam na expectativa pra ver nossa Coluna aos sábados.

  QUANDO VOCÊ COMEÇOU DIVULGAR AS NOTÍCIAS NA INTERNET ATRAVÉS DE BLOGs ?

  Criei pela primeira vez, em 10 de Maio de 2005, um blog cujo o endereço era <www.k-gueta.zip.net>, depois fui trocando de nome, então veio: <www.sousaneto.clickblog.com.br> depois: <www.freewebs.com/sousaneto> depois <www.blogkgueta.blogspot.com> depois <www.blog-correioregional.blogspot.com> e agora por último (e definitivo)<www.ChapadinhaSite.com. Como pra tudo existem os pós e contras, já andaram contestando esta minha proeza (criar o 1º blog de notícias de Chapadinha). Mas posso indicar como "testemunhas" alguns amigos, como: Dr. Tadeu Lima (na época Gerente Regional); o saudoso radialista J. Coutinho, os jornalistas Ivandro Coelho e Alexandre Pinheiro, Wanderson (Chapanet), Professor Henrique Lobo, dentre outros que me acompanham desde o início de meus trabalhos.

Vale ressaltar, que este ano (2011) estou completando 24 ANOS de serviços prestados à comunidade chapadinhense, exercendo a função de jornalista (pois, ainda, não sou formado na área).

  PARABÉNS SOUSA NETO PELO GRANDE TRABALHO PRESTADO A NOSSA CIDADE, SAIBA QUE SEU EXEMPLO É  MOTIVO DE ORGULHO E MOTIVAÇÃO PARA OS JOVENS CHAPADINHENSES QUE TEM TENDÊNCIAS PARA SEGUIR UMA CARREIRA DE JORNALISMO  PROFISSIONAL. PENA QUE MUITOS JOVENS NÃO TEM CONDIÇÕES FINANCEIRAS DE CUSTEAR UMA FACULDADE DE JORNALISMO NAS GRANDES CAPITAIS, NO ENTANTO HÁ SEMPRE UMA ESPERANÇA DE UM DIA PODERMOS ALCANÇAR A TÃO SONHADA FACULDADE. ENQUANTO ISSO CHAPADINHA AGRADECE O TRABALHO DE DEDICAÇÃO DE PESSOAS IGUAL A VOCÊ QUE TIRA  TEMPO DE SUA ROTINA DE TRABALHO PARA LEVAR NOTÍCIAS RELEVANTES AOS NOSSOS LARES.

ENEDILSON OLIVEIRA DOS SANTOS

0 comentários:

ÚLTIMAS POSTAGENS