.

.

.

.

27 de fevereiro de 2015

EDUCAÇÃO DE QUALIDADE: Prefeitura de Chapadinha através da SEMED realiza seminário de encerramento do PNAIC.



A Prefeitura de Chapadinha, através da Secretaria de Educação (SEMED), realiza hoje (27) o Seminário de Encerramento do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa- PNAIC. O evento que segue até amanhã, acontece no Aldeota Clube com a participação da Prefeita Ducilene Belezinha e da Secretária Maria Coêlho.

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.


Quatro princípios centrais são considerados ao longo do desenvolvimento dos trabalhos pedagógico:
  • 1. O Sistema de Escrita Alfabética é complexo e exige um ensino sistemático e problematizador;
  • 2. O desenvolvimento das capacidades de leitura e de produção de textos ocorre durante todo o processo de escolarização, mas deve ser iniciado logo no início da Educação Básica, garantindo acesso precoce a gêneros discursivos de circulação social e a situações de interação em que as crianças se reconheçam como protagonistas de suas próprias histórias;
  • 3. Conhecimentos oriundos das diferentes áreas podem e devem ser apropriados pelas crianças, de modo que elas possam ouvir, falar, ler, escrever sobre temas diversos e agir na sociedade;
  • 4. A ludicidade e o cuidado com as crianças são condições básicas nos processos de ensino e de aprendizagem.

Com esses objetivos os professores e coordenadores do Programa do Pacto, sob a direção da SEMED e o apoio da gestora municipal, estão totalmente empenhados nesses dois dias de seminário, que ao longo do ano produzirá resultados satisfatório às crianças atendidas.

Enedilson Santos
Com informações da Secom/PMC e  Portal do MEC





0 comentários:

ÚLTIMAS POSTAGENS