“O início do nosso pleito a frente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Chapadinha foi marcado de muita perseguição, tanto do governo municipal quanto a afronta de nossos colegas para cessar as lutas, no entanto nos mantivemos firmes, travando diversas ações em prol dos direitos dos servidores, atendendo os clamores de nossos associados.
Com a nova administração municipal, o diálogo e as negociações foram abertas, e por esta razão, mudamos a postura no intuito de formar comissões para debater junto ao executivo e Ministério Público as soluções para os problemas de todos os níveis e segmentos da categoria, em consequência, conquistamos a adequação da jornada de trabalho dos professores, conforme a Lei do Piso Nacional do Magistério (Lei 11. 738/2008), retorno do pagamento antecipado da educação, saúde, aposentados e por último a liberação das promoções e progressões dos servidores em geral, protocolados nos anos de 2008, 2009, 2010, 2011, 2012 e 2013, já garantido e divulgado pela prefeita Ducilene Pontes, para este mês de maio do corrente ano, causando impactos mensais na ordem de R$ 150.000,00 (cento e cinquenta mil reais) na folha de pagamento do município. (breve o blog do SindChap alistará os nomes dos servidores contemplados).
Prof. Armando |
Quando solicitado, nunca estive ausente e sempre atento procurei buscar pessoalmente resolver cada problema, dos professores, ASGs e servidores em geral, no local de trabalho dos associados, tanto na zona rural ou urbana, oficializando as denúncias nas secretárias municipais, ministério público e quando foi preciso, batemos na porta do judiciário, impetrando diversos processos, para corrigir direitos de Insalubridades dos profissionais da saúde, jornada de trabalho dos guardas civis, URVs etc.
Nossa maior conquista social, sem dúvida, foi recuperar algo que, por motivos desconhecidos, parte do patrimônio do sindicato, estava perdido e conseguimos retomar a posse da área onde foi construído, com recursos próprios, nosso Ginásio Recreativo, que vem a todo instante sendo solicitado para a realização de aniversários, bailes, casamentos e outros eventos, com benefícios exclusivo para todos nossos associados, valorizando e retribuindo suas contribuições sindicais.
Durante esses 3 anos de experiência e compromisso aprendi que somente a mobilização e a participação dos trabalhadores nas decisões do nosso Sindicato é vital para o fortalecimento das lutas da categoria. É preciso urgentemente formar delegados sindicais, servidores compromissados, com consciência da necessidade de organização para contribuir com o trabalho da nossa entidade em cada setor , responsáveis pela imediata identificação dos problemas cotidianos em seus ambientes de trabalho. Sendo um elo de comunicação entre os trabalhadores e a diretoria do Sindicato.
Precisamos avançar com ajuda de todos para prosseguirmos lutando para a reformulação integral do Plano de Cargo, Carreira e Remuneração, com a criação de estatutos que priorize os direitos e a valorização de cada seguimento dos servidores públicos municipais de Chapadinha.
Com esse objetivo, reorganizamos nossa equipe, com novas adesões de servidores para participar e nos ajudar na campanha democrática do processo eleitoral de nossa entidade, visando dar continuidade aos trabalhamos realizados com o compromisso de unir forças em prol dos direitos coletivos e individuais de cada servidor público municipal de Chapadinha-MA”.
Armando Ferreira de Araújo
COMPROMISSOS:
- Formar delegados sindicais de base em todos os seguimentos, unindo forças nas lutas por direitos básicos dos servidores em cada local de trabalho.
- Revisão do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração, com o apoio do Poder Legislativo e Ministério Público para que os profissionais da GCM, educação, saúde, Assistência Social e administração tenham seus estatutos próprios, abrangendo especificamente seus direitos e deveres.
- Atuar junto às bases e nos movimentos sociais, articulando, e mobilizando os trabalhadores;
- Assegurar o cumprimento da Lei do Piso Nacional do Magistério em Chapadinha-MA.
- Lutar por gestões democrática nas escolas públicas da rede municipal.
- Participar e articular de movimentos com outras entidades e sociedade civil, debatendo questões de interesse sociais, sobretudo sobre a importância do serviço público, condições de trabalho e melhorias para toda a população.
- Fortalecer a entidade, respeitando sua autonomia, implantando novo modelo de organização, incentivando a união da categoria através de campanhas de sindicalização e formação sindical.
- Negociar, dialogar e fazer os enfrentamentos necessários, sempre na perspectiva da defesa dos interesses e direitos do funcionalismo;
- Lutar e exigir que se cumpra todos os direitos dos aposentados e propor com o poder legislativo alterações na lei 1000/2005 de criação do IPC.
- Reformulação do estatuto do SindChap e propor a revisão do estatuto dos Servidores Municipais de Chapadinha-MA (Lei 472 de 30 de junho de 1978)
- Fiscalizar a aplicação dos recursos públicos, FPM, FUNDEB, FUS, FPE entre outros.
- Continuar promovendo festividades e movimentos culturais.
- Estabelecer contato permanente e parcerias com a CUT, FETRAM e CONFETRAM e outros sindicatos visando o fortalecimento da luta pelo direitos dos trabalhadores.
- Divulgar de forma ampla e sistemática, através dos meios de comunicação, as ações sindicais, fomentando os debates de assuntos de interesse da categoria.
- Promover e celebrar negociações individuais ou coletivas de trabalho;
- Por meio da assessoria jurídica busca a celeridade junto a Justiça o cumprimento de todos os processos em andamento.
Presidente: ARMANDO FERREIRA DE ARAÚJO – Profº ZR
- Vice-Presidente: Vera Lúcia Melo Aguiar – Profª aposentada
- 1º Secretário (a) Geral: Luis da Costa Mendes Sobrinho – Profº ZU
- 2º Secretario (a) Geral: Ana Meire Silva Oliveira - ASG
- 1º Tesoureiro (a): Maria do Socorro Nunes da Costa – Profª ZR
- 2º Tesoureiro (a): Maria Goreth Evaristo. - Profª ZR
- Secretaria de Imprensa e Comunicação: Marilene Amorim Pereira - Profª ZU
- Secretaria de Organização e Política Sindical: Cleomar Mendes Souza – Profº ZR
- Secretaria de Formação Social: Maria de Jesus Martins Diniz – Aux. Enfermagem
- Secretaria de Assuntos Jurídicos e Institucionais: Jeferson Sousa Estevão Silva - GCM
- Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer: Neivaldo da Costa - GCM
- Secretaria de Gênero: Amália Germanda de Almeida Araújo – Aux. Adminstrativo
- Secretaria de Raça: Irisleda Almeida Caldas – Profª ZU
- Catarina Luiza Guarda de Sousa - Profª ZU
- Allaine Aguiar Monteles – Especialista em Educação
- Paulo Henrique Pereira da Silva – Agente de Endemias
- Francisca Helena Miranda Oliveira – Profª ZU
- Erany Souza Freires - ASG
- Gleydilene Nascimento Silva . Profª ZR
Titulares:
- José Maria Coelho de Oliveira – Profº ZR
- Eliezer Costa Silva - Vigia
- Antonio Régio Almeida do Nascimento - Vigia
- Carlos Alberto Laune Lima - GCM
- José Benedito dos Santos - Vigia
- Regina Maria de Almeida Araujo – Profª ZU
Fonte: Blog do SindChap